O raríssimo fuzil Walther WA 2000

O Walther WA 2000 é um fuzil de precisão semi-automático do tipo bullpup* produzido pela companhia alemã
A escolha do sistema bullpup foi em virtude de poder utilizar um cano de tamanho padrão (para um rifle de precisão) que o torna menor que os fuzís de tamanhos convencionais.
Foi produzido em três diferentes calibres, entre 1982 até novembro de 1988, possuindo um alcance útil de 700 m. A arma toda é projetada em torno do cano e opera com ferrolho fechado. Seu gatilho é de 2 estágios que varia de 1,2 a 1,4 kg de peso.
O aparelho de pontaria consiste somente em uma luneta (facilmente destacável) da marca Schmidt & Bender 2.5-10X (em sua grande maioria) e seu peso quando descarregado e sem luneta é de 6,950 kg e 7,350 kg quando carregada.
Seu carregador monofilar comporta 6 cartuchos e inicialmente o calibre escolhido foi o poderoso 300 Magnum devido sua precisão para tiros de longa distância. O WA 2000 tem uma precisão excepcional. Posteriormente o fuzil foi fabricado nos calibres 7,62 x 51 NATO e o suíço 7,5 × 55mm.
O fuzil foi utilizado por algumas unidades policiais alemãs e sua produção foi interrompida devido o alto custo, fazendo com que tivesse pouquissimas vendas. Ao todo foi produzido somente 176 deles e isso faz com que seja uma arma muito rara e que alcança preço bastante elevado. Na época ele estava na casa de U$ 9.000 e atualmente fica na faixa de U$ 40.000 para os fuzís de primeira geração e U$ 75.000 para os de segunda geração.
Para se ter uma ideia de sua raridade, dos 176 fuzís fabricados somente existem 15 unidades dele nos EUA e não precisamos falar da excelente qualidade das armas fabricadas pela Walther.

*Bullpup - é uma configuração de fuzis, onde o gatilho se encontra à frente do carregador de munição. Essa configuração permite manter o mesmo comprimento de cano, importante para a precisão do disparo, e mantém o fuzil em um tamanho mais compacto para uso em ambientes com pouco espaço, sendo por isso, ideal para combate em ambientes confinados.
Veja mais nos vídeos abaixo:
Comentários: