O cartucho .225 Winchester foi introduzido em 1964 pela fabricante Winchester Repeating Arms Company.
O .225 Winchester é um cartucho de aro com o mesmo diâmetro de aro que as famílias de cartuchos 308 e 30-06. A Winchester o descreveu como "semi-aro" para enfatizar sua adequação para rifles de tiro único e ferrolho. A empresa já tinha o melhor cartucho de "varmint" de longa distância do mundo, o .220 Swift, e poderia ter aprimorado seu ângulo de ombro para 30 graus, reduzindo um pouco o cone do corpo, encurtado o comprimento da caixa apenas o suficiente para torná-lo diferente e reintroduzido como o novo .225 Winchester. Isso teria sido algo bom, mas em vez disso, a empresa retrocedeu em vez de avançar, duplicando virtualmente um cartucho obsoleto.
Baseado no estojo do cartucho .219 Zipper, mas com um diâmetro de aro reduzido, ele foi concebido como um substituto para o cartucho 220 Swift, que tinha a reputação de queimar canos. Design reto e moderno, o cartucho foi eclipsado pelo antigo 22-250 Remington, já um wildcat popular introduzido comercialmente um ano depois.
O .225 Winchester foi usado em rifles fábricados pela Winchester (Modelos 70 e 670) e Savage (Modelo 340). A Winchester cessou a produção de rifles com câmara .225 Winchester em 1971, porém a produção sazonal de munição carregada e estojos para recarga continua. Os dados de recarga para calibre estão prontamente disponíveis.
O estojo do .225 Winchester é um estojo pai para algumas das populares linhas de cartuchos JDJ da SSK Industries projetadas por JD Jones, escolhidas por sua resistência e design semi-aro que o torna adequado para uso em ações de abertura.
Dimensões
Especificações
Comentários: