Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Cutelaria

Faca de Trincheira US 1918

A U.S. 1918 ou MARK 1 foi uma faca projetada por oficiais da AEF (Força Expedicionária Americana) para uso em trincheiras na Primeira Guerra Mundial

Publicidade
Faca de Trincheira US 1918
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando



A U.S. 1918 ou MARK 1 foi uma faca projetada por oficiais da AEF (Força Expedicionária Americana) para uso em trincheiras na Primeira Guerra Mundial. Seu projetista, Henry Disston e Sons, da Filadélfia, desenvolveu a MARK 1, a partir da U.S. M 1917 e a M 1918 , facas de uso limitado a trincheiras.

 
Para a criação da U.S. 1918, foram realizados exaustivos testes em simulações de guerra em trincheira com as facas já existentes (M 1917, M 1918, faca padrão britânica e a faca francesa), sendo adotado como critérios seu transporte pelo combatente (inclusive quando engatinhando e de bruços na trincheira), liberdade para a outra mão, rapidez de emprego em ação, pouca probabilidade de ser retirada da mão do combatente, o peso adequado pra o uso do soco inglês, o comprimento e a forma da lâmina.

Portanto, a MARK 1 é a soma daquelas peças, acrescida de componentes tecnológicos e culturais americanos, realizada para atender a uma situação específica na trincheira.

Devido à sua grande produção, foi usada no início da Segunda Guerra Mundial. Com a necessidade dos combatentes terem uma arma de uso também utilitário, não só para a luta corpo a corpo, a U.S. 1918 caiu em desuso. Surge, então, a MARK2, também conhecida como faca USMC, adequada às novas demandas de guerra.





























As primeiras unidades da MARK1, encomendadas pelo governo americano, foram produzidas na França pela Au Lion/Société Générale. Sua segunda fabricação, já em território americano, teve uma produção de 1.232.780 unidades, cujas empresas foram a “Lander, Frary & Cllark (LF&C)”, “Henry Disston & Sons “ (HD&S) e Oneida Community Limited (OCL), cujas entregas foram iniciadas em dezembro de 1918.

O exemplar exposto aqui foi feito pela LF&C.
 

Fonte/Créditos: Clube da Cutelaria

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!