Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Espingardas

Espingardas Militares do início do século 20

Uma das marcas do modelo 97 é o seu martelo exposto, quando a competição Winchester começou a lançar modelos com um martelo oculto e passou a ser considerada uma tendência

Publicidade
Espingardas Militares do início do século 20
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Espingardas Militares do início do século 20


Espingarda Winchester 1912

Uma das marcas do modelo 97 é o seu martelo exposto, quando a competição Winchester começou a lançar modelos com um martelo oculto e passou a ser considerada uma tendência, este fabricante apresentou seu modelo 1912 ou mais conhecido como Modelo 12. Desenhado por Thomas C. Johnson, inicialmente era fabricado no calibre .20, dois anos depois surgiam as versões calibre 12 e 16. Foi considerado pela própria Winchester a "repetidora perfeita" e a prova é que permaneceu em produção até 1963, embora comemorativas edições surgiram até 2006. Sua retirada se deu devido aos altos custos de produção e à concorrência do Remington 870. Foram produzidos dois milhões de unidades em suas diferentes versões e calibres. Após 94 anos de presença irregular em seu catálogo,





 
A versão M12 foi desenhada para lutar na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) como o modelo M97, o exército iria comparar cerca de 20.000 unidades e adquirir o nome específico de M12, herdando as características diferenciadoras da versão civil, já mostradas no M97 : cano mais curto, “blindagem térmica” ou placa de metal perfurada para evitar queimaduras pelo cano e trilho de engate para baioneta de regulação M1917.

Posteriormente interviriam na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com esses mesmos modelos, aparecendo algumas novas variantes, como o controle de distúrbios ou "motim" (80.000 unidades).

A partir da Segunda Guerra Mundial, as espingardas não paravam mais de participar de todos os conflitos bélicos. O modelo M12 também participaria da Guerra da Coréia (1950 - 1953) e da primeira parte da Guerra do Vietnã (1955-1975), pois, como já mencionamos, sua produção cessaria durante ela.

Ithaca 37 ou espingarda de slide Featherlight

A espingarda Ithaca 37 iria preencher o vazio deixado por Winchester, fornecendo espingardas para o Exército dos EUA. Elas foram fornecidas para os Seals da Marinha, às vezes com um estrangulador interessante montado para disparar bagos de chumbo ou "slugs", conhecido como "bico de pato". É óbvio que a intenção era aumentar a probabilidade de acertar um alvo na selva com vegetação densa. Havia outras versões com características diferentes, "escudo térmico", adaptador para baioneta, etc. A origem de seu desenho deve ser encontrada na Remington 17, por se tratar de uma cópia dela. Esta espingarda foi inventada por John Moses Browning em 1915, embora a Remington não pudesse iniciar a produção até 1921, sendo oprimida pelo fornecimento de armas na Primeira Guerra Mundial. Além disso, antes de ser colocado em produção, recebeu algumas modificações dos designers John Pedersen e GH Garrison. Mais tarde, a Remington iria refiná-lo em seu Modelo 31, que iria competir com o Winchester Modelo 12 até o aparecimento da brilhante Remington 870. O que a Ithaca Gun Company fez foi esperar que as patentes registradas pela Remington em 1933 e 1937 expirassem antes de poder fabricá-la.




A característica mais interessante deste modelo é que tanto a alimentação dos cartuchos, como a ejeção das cápsulas atingidas, é feita através da janela localizada sob a gaveta do mecanismo. Ou seja, as duas faces laterais do receptor são lisas, como não há janela específica para a expulsão, é reduzida a entrada de sujeira ou elementos estranhos que possam alterar o funcionamento da arma. Também oferece outras vantagens: quando um cartucho defeituoso explode, os gases são lançados para baixo, longe do atirador, permite um receptor menor com a conseqüente redução de peso e é uma configuração igualmente válida para atiradores destros e canhotos. Por outro lado, como o modelo Winchester 97, não possui uma chave seccionadora, portanto, é possível atirar simplesmente movendo o protetor de mão se mantivermos o gatilho apertado. Esta característica permite uma alta cadência de tiro e é especialmente valorizada em certas situações de combate. É o modelo de espingarda que há mais tempo está em produção contínua; na verdade continua a ser até hoje (faz 80 anos), embora não sem vicissitudes. Não é uma espingarda de preço competitivo devido à sua produção cara.
 
 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!