Coldres, os pequenos com grande utilidade

O crédito do sistema – ou pelo menos do termo – é dado à Rogers Holster, que alega tê-lo criado em 1975. Em 1985 a Rogers Holster foi adquirida pela Safariland.
Existem dois grandes grupos de coldres, os de porte por dentro da cintura da calça (Inside Waistband-IWB) e o por fora da cintura da calça (Outside Waistband- OWB). Os coldres IWB são indicados para o porte encoberto, e os OWB são mais adequados para o porte ostensivo. Os OWB facilitam o saque proporcionando maior velocidade na hora do saque e no momento de colocar arma de volta.

Para a fabricação de coldres também são utilizados outros tipos de plástico, produzem efeitos equivalentes.
Também são produzidos coldres de couro que são mais luxuosos e confortáveis, para o uso tanto IWB como OWB. Permite trabalhos artísticos elaborados para quem vê o coldre como muito mais que um acessório. A desvantagem é que o material é pouco resistente à umidade e, especialmente no caso dos IWB, permite que o suor do usuário passe para arma, facilitando a oxidação.
Outro material utilizado é o nylon que dificilmente se justifica para o coldre de armas. Ele normalmente tem o maior perfil entre todas as opções, não se adapta perfeitamente às armas o que dificulta o coldreamento, ou seja por e tirar arma do coldre. Uma das poucas vantagens deste material é a resistência a umidade.
Neopreno ou neoprene é o nome comercial de um elastômero sintético policloropreno, polímero docloropreno1 .
Foi inventado pelos cientistas Elmer K. Bolton do laboratório de DuPont, que se baseou em pesquisas de Julius Arthur Nieuwland, um professor de química na Universidade de Notre Dame. Na confecção de coldres, permite um material confortável e de perfil baixo, facilitando a dissimulação, especialmente quando portado na perna, coxa ou subaxilar.
Os coldres foram desenvolvidos com dispositivos que prendem a arma ao coldre, dificultando o acesso por qualquer pessoa que não seja o próprio operador.
Fonte/Créditos: Bélica Militar
Comentários: