Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Fabricantes de Armas

Charter Arms - Conheça a sua história.

Ela é uma fabricante de armas que atua desde 1964 produzindo diversos modelos.

Publicidade
Charter Arms - Conheça a sua história.
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Esta empresa foi fundada em 1964 como Charter Arms Co. por um engenheiro que trabalhou para Colt, High Standard e Sturm Ruger. A empresa se especializou em revólveres de bolso de cano curto e se saiu bem até a década de 1990, quando a forte concorrência de importações sul-americanas baratas e alguns eventos de negócios infelizes acabaram levando-a à falência. Em 2000, uma nova empresa foi formada para salvar os restos da Charter Arms. Nomeada Charter 2000, a empresa continuou a fabricar e comercializar os revólveres Charter Arms Bulldog e Undercover originais, bem como novos modelos como o Mag Pug. O sucesso comercial desde 2000 permitiu o renascimento do nome original da empresa.

Ela é uma fabricante americana de revólveres que desde 1964 até os dias atuais produziu ou produz revólveres em calibres .22 Long Rifle, .22 Winchester Magnum, .32 Long, .32 H&R Magnum, .327 Federal Magnum, .38 Special, .357 Magnum, 9x19mm Parabellum, .40 Smith & Wesson, .41 Remington Magnum, .44 Special, .45 ACP e .45 Colt. Os revólveres mais famosos fabricados pela Charter Arms são o ".44 Special Bulldog" e o ".38 Special Bulldog Pug".

História

Douglas McClenahan, um jovem designer de armas que já havia trabalhado para a Colt, High Standard e Sturm, Ruger fundou a Charter Arms em 1964 para produzir revólveres. Sua primeira arma foi um revólver de cinco tiros chamado "Undercover" em calibre .38 Special. A inovação de McClenahan foi evitar o uso de designs de placas laterais fabricados por outros fabricantes de revólveres para uma estrutura de uma peça, dando ao novo revólver uma força que lhe permitiu atirar com segurança em altas cargas. McClenahan também reduziu o número de peças móveis usadas na arma e criou um dispositivo de segurança para o pino de disparo.

A empresa, então localizada em Stratford, Connecticut, faliu em 1996, mas o design e a marca "Charter" foram ressuscitados pela Charter 2000, fundada pela família Ecker. A nova empresa capitalizou a fama dos antigos revólveres Charter Arms. As operações foram transferidas para Shelton, Connecticut.

Baseando sua nova linha de armas no design básico de armas Charter, a nova empresa fez algumas melhorias, como o uso de um cano de uma peça e mira frontal. Os canos dos novos modelos são usinados com oito raias em vez de seis para maior velocidade, trajetória mais plana e melhor precisão. Os novos modelos apresentaram então um sistema de bloqueio do cão para que a arma não possa disparar a menos que o gatilho seja levado totalmente para trás.

Além de reintroduzir o "Undercover" em .38 Special e o "Bulldog" em .44 Special, a Charter 2000 produz revólveres em calibres 22 Long Rifle/.22 Magnum (o "Pathfinder"), .357 Magnum (o "Mag Pug") e .38 Special (o "Off-Duty" e o "Police Bulldog").

Em 2005, a Charter 2000 anunciou que entraria com pedido de falência, culpando os custos associados a ações judiciais incômodas por seus problemas financeiros.

Em setembro de 2005, a MKS Supply firmou um acordo com a Charter Arms, onde a MKS Supply cuidaria das vendas, marketing e distribuição da Charter Arms.

Em 2008, a Charter Arms trouxe os novos revólveres "Patriot" ao mercado. Os revólveres Patriot foram compartimentados para o .327 Federal Magnum e estavam disponíveis em modelos de aço inoxidável de 2,2 ou 4 polegadas. O site Charter Arms em agosto de 2011 não listava mais este modelo na categoria de produtos.

Também em 2008, Charter Arms anunciou um novo revólver: o "Charter Arms Rimless Revolver". O novo revólver seria capaz de carregar e disparar cartuchos sem aro, como o 9mm, .40 S&W e .45 ACP sem a necessidade de "moon clips" (clips tipo meia lua ou "lua cheia"). Inicialmente, o revólver deveria ser lançado no início da primavera, no entanto, problemas relatados com as patentes atrasaram a introdução. A Charter Arms definiu uma data de lançamento de abril de 2009 para o "CARR". No entanto, ela perdeu esse prazo e os representantes da empresa sugeriram que a data de lançamento pode não ser até o "final de julho" de 2009. O CARR que foi posteriormente chamado de "Pitbull" finalmente teve a produção iniciada em agosto de 2011 e os primeiros modelos "Pitbull" tinham um cano de 2,3 polegadas e foram compartimentados para o cartucho .40 S&W, pois este era o cartucho mais popular nas agências de aplicação da lei dos EUA e permitiria que o "Pitbull" fosse usado como uma arma de reserva para a pistola de serviço no calibre 40.

Em outubro de 2010, a MKS interrompeu as vendas e marketing da Charter Arms que reassumiu a função de vendas e marketing.

Na SHOT Show 2018, a Charter apresentou o "Mag Pug" em .41 Remington Magnum de 5 tiros com cano de 2,5 polegadas e o "Bulldog XL" em .45 Colt.

Uma curiosidade, um revólver Charter Arms Undercover foi utilizado para assassinar o astro da música John Lennon (veja aqui) em 1980.

 

 

 

 

 

 

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!