Nem todo mundo é apaixonado por pistolas com armação de polímero, então a fabricante Filipina Armscor projetou a STK100. Uma pistola de calibre 9mm Parabellum, compatível com a Glock mas com a armação (chassi) feita de alumínio. Além do carregador, muitos componentes internos e as miras também são compatíveis com a Austríaca.
Um detalhe inovador na fabricação dessa arma é que a armação não é feita de uma peça única e sim de duas metades. Depois de usinadas as duas metades serão unidas e presas uma na outra por meio de seis fixadores de alta resistência. Esses fixadores não podem ser removidos pelos usuários.
A parte traseira da armação possui sulcos angulares, para auxiliar os sulcos antiderrapantes na parte frontal da empunhadura e os painéis serrilhados nas laterais, ajudando a manter a STK100 firmemente em sua pegada durante o recuo. A fabricante também estendeu a parte superior da empunhadura para que a mão do atirador mão possa entrar na ação de amortecer a elevação do cano. Outro detalhe é o ângulo da empunhadura. Muitos atiradores sentem que o ângulo padrão da Glock não aponta para o mesmo que outras pistolas, com a 1911 sendo a linha de base contra a qual todas são medidas. Assim, a Armscor projetou a STK100 com uma empunhadura com ângulo da 1911. A armação também inclui um trilho para acessórios na frente, onde a frente do trilho, bem como o slide, foram arredondados para facilitar a colocação no coldre.
Também usinado em CNC é o slide, que perde a estética da Glock e o substitui por um slide esculpido, com recortes retangulares adicionados ao slide também. Isso ilumina o slide (e acrescenta estilo), de modo que o slide funciona um pouco mais rápido e traz a mira de volta ao alvo um pouco mais rápida. Os contornos arredondados do slide também tornam a STK100 um pouco menos volumosa no coldre, adicionando conforto ao seu transporte diário.
As miras são compatíveis com Glock, mas a traseira tem ainda mais para recomendá-la. O entalhe da montagem traseira faz parte de uma placa removível e, quando a placa estiver retirada, você poderá instalar uma ótica de ponto vermelho. O recesso é usinado no padrão Vortex Venom e qualquer outra ótica que use o mesmo padrão também se encaixa. Infelizmente, remover a placa também significa remover a mira traseira, portanto, se a bateria da sua ótica acabar, você não terá mira traseira. Felizmente, as vidas das baterias ópticas são muito boas hoje em dia.
O STK100 vem com dois carregadores KCI, que são compatíveis com Glock e funcionam sem falhas. Se você quiser carregadoress de maior capacidade, qualquer coisa de ou para Glock deve funcionar. A STK100 provou ser precisa e consegue bons agrupamentos e o peso adicional da estrutura de alumínio amortece o recuo, mesmo com as velocidades rápidas produzidas por munições de 9 mm P.
A capacidadew da pistola é de 17+1 cartuchos.
Nos EUA seu preço está na casa dos U$ 500 dólares. Não temos informações se a STK 100 vai ser vendida aqui no Brasil.
Créditos (Imagem de capa): Armscor
Comentários: