Militaria e Cutelaria reunidas em um só lugar.

MENU

Notícias / Variedades

Armas anestésicas

Mire, atire e ponha para dormir

Publicidade
Armas anestésicas
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Armas anestésicas - Mire, atire e ponha para dormir

 
À primeira vista, a pistola anestésica Dist Inject Modelo 30 pode ser confundida com uma arma de ar de alta competição

De vez em quando costumamos nos encontrar em algum boletim informativo, ou já que existem celulares com câmeras de vídeo, ainda mais nas redes sociais, algum vídeo interessante que nos mostra um animal fugitivo que alguns guardas florestais, uma equipe veterinária, ou mesmo diretamente agentes das forças da segurança, tentam acertá-lo para prendê-lo e devolvê-lo ao seu lugar de origem. Embora em algumas dessas ocasiões os captores recorram a armas de fogo para derrubar o animal enfurecido ou desorientado, causando a morte em casos extremos, em determinadas situações ou cenários, o uso de outros tipos de armas pode ser a solução mais adequada ou conveniente. Estamos falando de um conjunto de ferramentas que sob o nome genérico de armas anestésicas, engloba toda uma série de rifles e pistolas projetadas especificamente para anestesiar e controlar os animais mais perigosos.
 
Como acontece com todas as armas de fogo, o uso deste tipo de arma também é regulamentado, que pode ou não autorizar o interessado a possuir uma pistola anestésica ou rifle. Em alguns países como a Espanha, o atual Regulamento de Armas, em vigor desde 1993, essas armas anestésicas pertencem à 7ª categoria, onde bestas, armas para lançar cordas ou rifles para a prática da pesca submarina também estão enquadrados. Para possuir e utilizar todas essas armas pertencentes à 7ª categoria, é necessário possuir a licença de armas tipo E (que também regula o uso e porte de espingardas), portanto, apenas tendo esta licença em vigor e obtendo a autorização correspondente da Guarda Civil pode-se acessar essas armas anestésicas.



 

Rifle anestésico Tele-Dart de design moderno

Uma das primeiras marcas de pistolas e fuzis anestésicos a chegar ao mercado espanhol, por exemplo, foi a empresa suíça Dist-Inject, cujos produtos são importados e distribuídos na Espanha pela empresa Borchers, SA. Especificamente, a Borchers trabalha com dois modelos de todo o catálogo Dist-Inject: a pistola Modelo 30 e o rifle Modelo 60. Ambos são armas que disparam seringas anestésicas e que projetam esses cartuchos através de um sistema de pistão ou mola (ar comprimido). Externamente, a pistola Dist-Inject Modelo 30 pode ser confundida com uma arma de ar de alta competição. Possui uma empunhadura anatômica de madeira e uma mira traseira ajustável que permite que você ajuste sua mira para tiros de até 25 metros (a distância máxima que o fabricante considera que pode ser direcionada com precisão).


 

Pistola carregada e pronta para disparar um dardo anestésico

Por sua vez, a espingarda Dist-Inject Modelo 60 tem um design clássico, ao estilo de uma verdadeira espingarda de caça. No caso dela, destaca-se por oferecer alta precisão no disparo de dardos anestésicos e acertar alvos a uma distância máxima de 60 metros. Montada sobre coronha de madeira e proteção de mão, esta arma  vem de fábrica com mira traseira ajustável, assim como um pequeno trilho para poder incorporar, se necessário, mira telescópica para ajustar a precisão do tiro.

 

Apesar desses dois modelos Dist-Inject oferecerem mais do que uma precisão notável nas distâncias mencionadas, o usuário que manuseia uma dessas armas anestésicas deve levar em consideração que a diferença entre uma arma lançadora de seringas e uma arma de fogo padrão é que, no tiro, a trajetória da seringa é muito mais curva do que a de um projétil de fogo real. Por isso, antes de atirar em um animal, é aconselhável que o atirador teste um alvo e se familiarize com a arma, já que, como vimos, seu comportamento no modo de tiro é significativamente diferente. Deve-se levar em consideração que todas essas armas são de tiro único e seu uso é limitado a situações muito específicas, geralmente de máxima urgência, portanto acertar no primeiro tiro será fundamental para controlar a situação.


O moderno VP9
 

 
A nova pistola veterinária (VP-9) da B&T

Um bom exemplo de que as armas anestésicas ainda estão muito presentes e têm algum suporte em nossos tempos, encontramos na última visita à feira internacional de armas e caça IWA 2014. No evento alemão ficamos surpresos ao encontrar uma pistola anestésica conhecido pelas iniciais de seu nome oficial: "Pistola Veterinária" . Assim, a VP9 (a 9 equivale ao calibre 9 mm de sua munição), ou pistola veterinária, é uma arma sofisticada e moderna projetada pelo fabricante de armas suíço Brugger & Thomet (P&B). À primeira vista, esta pistola anestésica chama a atenção pelo colorido e eficaz silenciador que acompanha o seu cano, bem como por possuir um gatilho livre com guarda-mato que o protege. É paradoxal que em uma pistola de tiro único como esta, que atira projéteis de calibre 9 mm e que é projetada para situações extremas que requerem um único tiro muito controlado e totalmente preciso, não tenha sido colocado um arco no guarda-mato para evitar possíveis tiros acidentais. Enfim, os suíços saberão ...


O novo BT-VP9 tem um cilindro silencioso como padrão / allshooters.com

 

De acordo com seus próprios fabricantes, a pistola B&T VP9 é destinada a profissionais de aplicação da lei, serviços veterinários e para todos aqueles caçadores que podem precisar de uma pistola silenciosa de um único tiro para terminar de atirar em um animal ferido ou potencialmente perigoso. Obviamente, esse tipo de arma de entorpecimento também pode ser usada para outros fins legítimos, como colocar um terrorista em potencial para dormir ou um criminoso perigoso que ataca em ambientes urbanos.

A pistola VP9 é movida por um sistema de parafuso operado manualmente, que possui duas linguetas de travamento tipo parafuso Mauser. Esta peça é acionada pela parte traseira da arma e, quando acionada, permite que a câmara seja aberta, um novo cartucho inserido, a câmara seja fechada novamente e disparada sem nenhuma interrupção. A VP9 é comercializada em conjunto com um carregador removível com capacidade para cartuchos de calibre 5 + 1, que alimenta a arma pela parte inferior da empunhadura. Para atirar com a maior precisão possível, esta pistola possui um sistema de miras abertas não ajustáveis, que aparecem localizadas no receptor ou na estrutura da pistola. Esta pistola é originalmente concebida para colocar animais perigosos para dormir.

Graças ao design especial de seu silenciador roscado, que está disponível em duas versões (Treinamento e Operacional), e à microperfuração de seu cano, o B&T VP9 pode disparar com eficácia munições padrão e supersônicas de calibre 9mm. Embora se o que se pretende é obter o desempenho mais silencioso da arma, o mais adequado é usar esta pistola com munição subsónica.

O rifle Dist Inject Modelo 60 permite disparar seringas de tranquilizante a uma distância efetiva de até 60 metros

Comentários:

/Dê sua opinião

Se o Governo mandar recolher todas as armas legalmente compradas, o que você faria?

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!