A história do rifle Colt Lightning
O Colt Lightning Rifle tem uma história muito curta, mas única. O conceito original veio de um dentista/aspirante a fabricante de armas que morava perto de Remington em Ilion, Nova York. Ele primeiro mostrou suas ideias para Remington, mas eles não se interessaram. Então o Dr. Elliot enviou uma carta para Colt. Por sorte, a Colt estava interessada em fazer um rifle com câmara do mesmo calibre que seus revólveres modelos 1873 Peacemaker e 1877 Lighting Double Action.
Em 1884, a Colt resolveu os problemas e colocou a "nova ação da bomba" à venda nos calibres 32-20, 38-40 e 44-40. A caixa receptora era semelhante em tamanho ao do Winchester 1892, outra carabina feita para cartuchos de revólver. O carregador tubular poderia conter até 15 munições e estes eram carregados por meio de uma janela de carregamento lateral (novamente como o Winchester). O Lightning tinha o cão exposto que era manipulado pelo ferrolho. Até mesmo a coronha reta parecia muito semelhante aos Winchesters.

Em 1887, a Colt introduziu mais dois tamanhos de armação. Uma armação pequena para o calibre 22 rimfire e outra maior para cartuchos grandes (38-55 e 50-95 Express).

Acima e abaixo um rifle Lightning em calibre 50-95

Os rifles de armação maior duraram apenas 7 anos e em 1894 foram descontinuados com apenas 6.496 armas sendo fabricados. Em 1898, o Departamento de Polícia de São Francisco comprou 401 Lightnings de estrutura média em calibre 44-40 para seus oficiais. Esta abaixo é uma daquelas armas da Polícia de São Francisco:


Por volta de meados da década de 1870, a Winchester estava observando a ascensão do mercado de revólveres, parecia que Smith & Wesson e Colt estavam preparando alguns revólveres para ganhar muito dinheiro. Na mesma época, um homem chamado William Mason, um ex-funcionário da Colt, foi trabalhar para Winchester. Ele recebeu a tarefa de criar um revólver que pudesse competir com as ofertas da Colt's e da S&W. Esta abaixo foi a arma que ele criou:

Ao mesmo tempo, Andrew Burgess projetou uma versão melhorada do Winchester de 1873 e a Colt o produziu como o modelo Colt Burgess de 1883.

Segundo a lenda, a Winchester estava descontente com a Colt cortando seu mercado de rifles/carabinas e a Colt não estava muito entusiasmada com outro possível concorrente de suas armas.
Durante uma reunião secreta, os líderes das duas empresas fizeram um acordo. A Winchester continuaria fabricando rifles e Colt continuaria fabricando revólveres.
Esse foi o fim do Colt Burgess e o começo do fim do Colt Lightning. No final, Colt descobriu que usar revólveres fazia mais sentido.
Graças à popularidade da modalidade esportiva do Cowboy Action Shooting, fabricantes de armas como American Western Arms, US Fire Arms (USFA), Taurus e Uberti, é possível comprar uma réplica de qualidade.
Isso é bom, porque havia apenas 185.186 Colt Lightnings fabricados (nos três tamanhos de armação). Então armas originais são difíceis de encontrar e geralmente caras quando encontradas.
Abaixo estão algumas fotos de algumas réplicas do Rifles.




A réplica da Taurus é o modelo Thunderbolt.




Fonte/Créditos: tincanbandit.blogspot.com
Comentários: